Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Neo Traditional Tattoo Passo a Passo

Nos outros posts perdidos, eu havia feito um especialmente falando um pouco a historia do estilo Neo Traditional...ainda pouco feito aqui no Brasil mas que na Europa já existe há mais de uma década.

Vou recuperar o texto e reposto futuramente sobre o assunto.

Vou descrever um pouco sobre essa tatuagem no estilo Neo Traditional que eu fiz em um workshop realizado no Lado B Estudio.
Nesse workshop eu divido em 3 partes:

-Linhas
-Sombras sem diluentes
-Cores sólidas

Tento deixar bem claro cada ponto da tatuagem pois é muito importante entendermos cada passo, dando muita atenção a fase do trabalho que estamos fazendo.

Antes de mais nada, a criação da idéia:
Nesse caso, a idéia passada foi apenas: Mulher e Tattoo.
Como o estilo permite o surrealismo, apenas coloquei uma maquina desproporcional na cabeça da mulher... procurei desenhar uma maquina antiga. A mulher lembra uma manequim e uma enorme rosa tatuada nela, sem acompanhar a morfologia do corpo dela. Ou seja, um desenho surrealista.
Aprovado o desenho, vamos a tattoo...











Depois de decalcado (depois eu faço um post apenas sobre os decalques), Fiz toda a linha desta tatuagem com 8RL aberta ou seja, "isqueirada"para que elas fiquem mais abertas. A rosa assim com pequenos detalhes, eu usei uma outra máquina de linha com 3RL fechada ou seja, sem modificá-la abrindo ela com o isqueiro. A marcação da sombra do rosto dela, marquei com o sumie (para saber mais sobra marcação, dá uma olhada no primeiro post q eu fiz sobre marcações).
A máquina q eu usei a 8RL foi feito por um amigo meu,  já a máquina que eu usei para a linha 3RL e marcação, foi uma sunskin evolution.






Finalizado as linhas, vem a fase das sombras.
Para se começar a fazer as sombras, é muito importante saber aonde vão as sombras, por isso o auxilio de referencias ou mesmo desenhar e planejar antes aonde estarão as sombras, facilitará muito o processo e evitará possíveis erros.
Para essa fase, usei uma maquina rotativa da Electric Ink (sublime). Uma máquina q eu considero bem rápida e de fácil aplicação. Usei apenas o preto linha, sem auxilio de sumies ou qualquer diluente. Novamente, usando apenas a força da própria mão deixando mais escuro algumas áreas forçando um pouco mais ou clareando deixando apenas as pontas das agulhas "rasparem" na pele. Lembrando que para se conseguir um esfumaçado claro, tem que passar as agulhas bem superficiais mas várias vezes, até a pele ficar avermelhada com um tom escuro de cinza. Logo eu posto um pequeno video pra exemplificar melhor.
As lágrimas escorridas eu usei a maquina de linha com 8RL, assim com alguns detalhes pequenos.


Para as cores, voltei a usar a maquina rotativa.
Na cor da pele, usei uma cor chamada Pele Bebe misturada com um pouco da cor chamada Natural. Nessa fase, eu passei com a máquina por cima da rosa, não me preocupando com as linhas dela pois a cor não vai cobrir essas linhas. Nas áreas de maior volume, ao invés de usar branco, deixei vazado a pele, assim evito usar branco e futuramente amarelar esse branco. Eu apenas aplico branco em alguns poucos brilhos como olhos, ponta do nariz e lábio inferior.
Nos olhos, apliquei magenta com um pouco de violeta, nos lábios vermelho cereja, maquina e olhos, marrom claro e Cor Areia.  Nas estrelas amarelo Ouro e no fundo, Lilás.
Todas essas cores eu não usei nenhum tipo de diluente ou mesmo água, qualquer mudança do valor das cores foi apenas no movimento da maquina ou aumentando a força da mão ou diminuindo.



Eu sempre digo nos workshops que o desenho sempre será algo a parte. Tem pessoas que sabem desenhar outras não e muitos acham que sabem. Desenhar facilita e muito no processo todo, nos dá libertade e entendimento de processo como linhas, luz e sombra e cores. Saber desenhar acrescenta no processo todo da tatuagem...desde a criação até a execução final da obra.

Vou postar também idéias e dicas importantes de desenho, não apenas de tatuagem.

Bom, é isso! Espero que gostem e comentem pois assim saberei conduzir melhor esse blog.
Grande abraço a todos e vamos evoluir 1% ao dia, mas todos os dias!



Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806
Lado B Estudio (11) 3476.1259

12 comentários:

Unknown disse...

Valeu pela dica, André. Esse é um estilo que eu gosto muito e tenho muita vontade de aprofundar. Você poderia falar um pouco mais sobre a técnica de "raspagem" e especificar voltagens? Sempre me atrapalho com a voltagem.

Unknown disse...

Tenho um trabalho ppor terminar e ainda faltam o sombreado e algumas cores, utilizarei essa técnica do sombreado e vou ver como fica e quando estiver pronta envio a vc para seus comentários ok!
Abrax MAU

Unknown disse...

Muito bom perfeito... VC é muito fera adimiro seus trabalho a anos..

beto disse...

Valeu André muito boa suas explicações, aprendo muito com você....Ainda bem que salvei muitas páginas que vc perdeu dos post anteriores, assim da para reve-lo quando precisar...abraço

Bruno Durante disse...

Boa noite André, acompanho seus trabalhos desde que comecei a tatuar, e sempre me ajudou muito
Tenha uma dificuldade em fazer dobras de roupas, chapeus e afins, gostaria muito de um tutorial relacionado, se pudesse, acho q ajudaria nao so eu mas outras pessoas tb
obrigado e parabens pelo seu trabalho

Claudemir Bura disse...

obrigado pelas dicas de sempre

Peter disse...

André, a mistura de cores, como no caso do Pele Bebê e Natural, você faz no batoque, ou mistura na máquina molhando em ambas as cores?
Parabéns pelos excelentes trabalhos.

Unknown disse...

Perfeita Explicação! Simples e objetiva, Obrigado!

Anônimo disse...

Valeu André, conheci seu blog hj e ja aprendi muito nele, obrigado!

Unknown disse...

parabéns pela iniciativa... nunca achei nenhum blog que explicasse tão bem :)

Unknown disse...

parabéns pela iniciativa... nunca achei nenhum blog que explicasse tão bem :)

Unknown disse...

Perfeito cara parabens pelo seus trabalhos parabéns pela explicação, simples e objetiva...