Powered By Blogger

domingo, 7 de setembro de 2014

Voltando! Tattoo Tatuagem Tatuador Sumie Marcação

Pessoal, depois da decepção de ter fodido com tudo que eu havia escrito em todos os posts anteriores, por algumas semanas pensei realmente em não mais escrever aqui neste blog! Maassss... voltei! E agora mais sábio! Sim, agora eu sei como não foder mais com meus posts!!!

Espero que curtam essa nova fase...vou fazer algo mais didático, com mais informações...vídeos, etc... Comentem, pois assim eu posso melhorar o conteúdo do blog.

Pra voltar, resolvi falar de um assunto que muitos conhecem mas acabam usando pouco: A Marcação.
Bom, pra quem está começando, é um caminho bacana a seguir... Marcar a tatuagem antes de querer ir enfiando as caras e apagando todo o decalque é uma das soluções para evitar alguma merda futura.

Podemos até dividir por etapas uma boa tatuagem:

1- Marcação com sumie
2- Linhas definitivas (bold e fine line)
3- Sombras
4- Cores

Se pensarmos assim, ainda mais pra quem está no comecinho de carreira, as coisas fluem melhor. Então, vou mostrar uma tatuagem que eu ainda estou fazendo e compartilhar com vocês todo o processo, inclusive falando sobre as agulhas e como eu fiz o sumie.

Primeira fase, O DESENHO.

A idéia do cliente era fazer um samurai, um pouco de costas, andando por algum tipo de campo com o mato alto e o vento batendo, criando algum movimento... uma árvore e aquelas casinhas tradicionais japonesas... Entao, mãos a obra! Fui fazer o desenho que demorei mais ou menos umas 4, 5 horas pra finalizar mas divididos em alguns dias...

Para se fazer o desenho, cacei referencias e mais referencias, montei tudo no photoshop e imprimi, claro que o recorte do photoshop acaba deixando a imagem horrível mas depois que fazemos o desenho, tudo vai ficando harmônico e interessante.

Para esse trabalho usei alguns lápis, como HB, 4b, 6b, lapiseira 05, Borracha MONO e limpa tipos sobre papel Bristol Da Winsor e Newton.









Depois do desenho aprovado, dia e horário pra se começar a tatuagem.
Fiz o decalque do modo tradicional ou seja, à mão. Escaneei a imagem original, tirei uma cópia e usei papel seda para o decalque.
Marquei todas as sombras, as linhas...tudo mesmo, sem deixar passar nenhum detalhe.
O resultado do decalque é esse que está ao lado.











A agulha que eu escolhi para fazer a marcação foi a 04RL da BlackLine.
Não alterei a agulha ou seja, não abri a agulha pra fazer essa marcação eu a usei do modo que a retirei da embalagem.














Para o sumie, usei um batoque médio, enchi ele inteiro com a mesma água com sabonete antibactericida  que eu uso no processo de limpeza durante a tatuagem e piguei duas gotas de preto linha.
Antes de começar a usá-lo, sem a máquina estar funcionando, misture bem essa solução antes de tatuar.







Esse pequeno vídeo vai ajudá-los a perceberem o quanto eu uso de agulha para fora da biqueira, velocidade e o resultado da marcação. Muitos ficam preocupado porque a pele fica muito mais vermelha do que com alguma tinta, parece até que só está "cortando" o tecido. Mas a marcação fica tão transparente, que a vermelhidão da pele aparece muito mais do que o pouco pigmento que está nela. Evitem ficar "corrigindo" ou querer que fique mais escuro forçando mais as agulhadas porque nessa fase, o que nós queremos de verdade é que fique bem claro para que as linhas não apareçam tanto (só apareça o suficiente para continuarmos o trabalho) e o resultado depois, com as sombras, deixe o tatuagem mais realista.


Esse é o resultado que eu tive depois dessa primeira fase da marcação:
Esse é o resultado da segunda sessão, usando a marcação da sessão anterior, já cicatrizada.
E mais alguns exemplos de marcação:

Bom, acho que é isso! Espero que gostem e comentem, assim faremos um blog melhor!

Abraçao a todos e vamos evoluir 1%ao dia, todos os dias!!!!


Don Rodrigues Tattoo (11) 3051.3806
Lado B Estudio - Escola de Tattoo, Desenho, Pintura e Modelagem (11) 3476.1259


23 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom André. Nesse processo de cicatrização da marcação, acha necessário usar pomada cicatrizante e plástico da mesma forma que numa sessão de traços definidos?
Abraço.
Att. Rubens Rodrigues

ANDRE RODRIGUES disse...

Olá, Rubens! Tdo bem?!

Cara, eu nao recomendo pomada não...alias, eu aboli a pomada do processo de cicatrizaçao! Alias, pomada com plástico eh um grande perigo.
EU peço para q a pessoa use apenas o plástico, trocando 3X ao dia lavando a cada troca com sabonete liquido antibactericida, por 5 dias. No 6o dia, peço para q a pessoa pare com o plástico e use algum hidratante, varias vezes ao dia...por tempo indeterminado..até perceber q a pele não está mais seca nem com brilho.

Abração, mano!

Unknown disse...

Vlw Don! sei que foi uma infelicidade a perda dos posts, mas esse "reebot" vai ser ótimo pra iniciantes, e para aqueles que como eu já tatuam mas ta sempre querendo evoluir! sei que talvez não possa falar marcas, mas o sabão antibactericida é o protex ou vc usa algum especial?

Fidel Teles disse...

Muito bom, Don! Obrigado por voltar a publicar! Ajuda muito quem está começando, como eu! Espero um workshop de vocês aqui em Curitiba!

Unknown disse...

e mais uma duvida, essa ideia da abolir a pomada é só na marcação ou é em todas as sessões?
Desde já, muito obrigado Don!

Marcos Venâncio disse...

Boa Noite André, primeiramente parabéns pelo Bolg, pois ele me salva várias vezes, kkkkk! Bom vc chegou a fazer algo mais na primeira sessão??? pois não ficou claro se ficou só na marcação ou se vc trabalhou algo além disso!!!!
Att,
Marcão

Stuckigames disse...

Vlw Andre por voltar a postar no blog...
Quanto a publicação não tenho muito o que comentar pois tive o prazer de iniciar e aprender essa tecnica pessoalmente com voce!
Parabens pelo blog e esperando novas postagens.

ANDRE RODRIGUES disse...

Olá, Philipe! Obrigado pelo comentário... vai ser mto útil as perguntas e os comentários de vcs! O Sabao é sim o Protex...mas vale para qlq outro antibactericida! Qto a Pomada, eu não uso mais em nenhuma fase da cicatrização! Aboli de todas as fases, da marcação as cores!
Abraçao!


Olá MArcos!Tdo bem, mano?!

Como a minha sessão é de aproximadamente de 3 horas, essa primeira sessão foi apenas marcação mesmo...tanto que na segunda foto, aonde o samurai ja está no começo de sombra, dá pra ver a marcação cicatrizada depois de um mês!
Abraçao, mano!






Unknown disse...

Obrigado por voltar a postar no Blog André! Fiquei curioso com uma coisa... Qual a voltagem que vc usa para poder fazer essa marcação???

Jackson Pontes disse...

E ai, André!
Foi de grande ajuda essa explicação, seu blog sempre me ajudou muito!
Muito obrigado por compartilhar teu conhecimento com a gente!

Elvis Andrade disse...

e ai André Blz??

gostei muito do blog, tou começando agora no Ramo e sei que vou aprender muito aqui, uma dúvida, a voltagem usada nessa marcação para uma máquina de bobina de 10 voltas?? vlw

Anônimo disse...

Bom achei a explicação simples vacíl de entender e bem informada , as fotos mostram bem os detalhes de pigmentação e a mistura do sumi . o video foi um pouco curto mais deu pra ter uma ideia de aplicação e movimentação da mão .

Em resumo pra todo intendedor meia palavra basta rsrsrsrsrs

Parabéns André !

Unknown disse...

Grande mestre André!!

Obrigado por retomar o B|log, já lia muito aqui antes de começar a tatuar e agora que estou iniciando nesse mundo vejo o quanto estas dicas são valiosas! Parabéns pelo trabalho e pela humildade em passar esse conhecimento adiante! Abraço!

Ricktattoosp disse...

muito bom, gostei ;)

Ricktattoosp disse...

muito bom, gostei ;)

Punk disse...

Massa cara, estou pintando uma tatoo sombreada na 3° sexion... Boas dicas valew

Anônimo disse...

Obrigado por continuar postando André! Seu trabalho é muito inspirador, eu aprendo muito apenas lendo! espero um dia poder ir ai pra sampa fazer curso no lado b! abração

Unknown disse...

Cara eu não conhecia essa idéia de marcar,to aprendendo muito nesse blog. Não pare please

Unknown disse...

Mto bom seu trabalho vou procurar ler mais seu blog obg por querer ajudar tatuadores tanto com inicio de carreira qnto experientes.

Rodrigo Deus disse...

Muito Bom. Parabéns.

Unknown disse...

Eai colega, eu fiz uma tatoo com esse desenho do samurai. E fiko show

Rafa disse...

Sou louco para fazer um samurai. É muito difícil encontrar algo na internet que você goste. Achei muito louco esse desenho. Parabéns. Em que lugar de SP você se encontra? Gostaria de fazer um orçamento. Obrigado

Alencar Souza disse...

Muito bom o material.
Estou começando a tatuar e buscando aprimorar as técnicas de desenho e aplicação.
Seu material está sendo de grande ajuda.