Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Tattoo Caveira Art Nouveau ( Neo Traditional ) Passo a Passo

Olá Pessoal! Vou postar aqui mais uma tatuagem passo a passo para quem quiser se inspirar e poder ter idéias para as suas criações e tatuagens.
O desenho foi criado para um cliente/amigo que me pediu uma caveira com maquina de tattoo e ainda alguns materiais pelo qual ele é apaixonado. Lápis, biqueira, pincel... esses são os ingredientes para eu poder juntar tudo e poder criar algo.
Eu queria criar algo simples que tivesse uma simetria e ao mesmo tempo com um toque de art nouveau.  Também queria desenhar um crânio meio "judiado" como se fosse um crânio antigo. Os dentes também não queria com a simetria plástica de algo normal...queria dentes tortos que desse um aspecto organico.
O Desenho é esse ao lado. O crânio bem organico, alguns materiais abaixo dele com um pingente, pra complementar coloquei os ornamentos apenas de um lado porque depois eu faria um espelhamento para ficar simétrico dessa parte. Na cabeça, acrescentei uma coroa de louro, pra remeter algo mais antigo, romano, clássico e ao mesmo tempo pra criar um valor maior para toda a peça, para dar ideia de que tudo isso é grande... a arte é grande!
Depois que eu cheguei nesse resultado, eu escaneei e mandei para o computador para pode fazer a arte-final e espelhar o outro lado.








O Programa que eu uso é o Sketchbook Pro 7 pra fazer as linhas. Como eu disse no post anterior, eu gosto deste programa para limpar meus desenhos e ao mesmo tempo para que possa virar um decalque limpo. Nele também eu espelho alguns elementos. Depois é só imprimir numa impressora qualquer a jato de tinta e com essa copia, passar pela impressora térmica para poder fazer o decalque. A impressora que eu uso, não tem marca... verdade. Comprei no site da Amazon.com e chegou em 20, 30 dias mais ou menos. A minha impressora é exatamente essa (CLIQUE AQUI PARA VER). O decalque sai com uma otima qualidade... Como muitos veem nos estúdios na gringa, assim fica o decalque com essa maquina. Aqui no Brasil eu já vi de 1.000 a 1.600 Reais essa mesma impressora. Eu paguei bem menos ja com os impostos que o governo morde.






Bom, as linhas eu trabalhei com duas maquina alternando cada uma delas o tempo todo. Usando uma de 13 fechada (13RL) para o bold line e 5 (5RL) para fine line e sumie.
Eu me preocupo o tempo todo de que cada linha tenha a mesma espessura do começo ao fim, observando com atenção a espessura que eu começo e tentando o tempo todo equilibrar a maquina para que ela não pese demais nem de menos, senão o traço afina e engrossa causando uma impressão de amadorismo nas linhas.
Quando eu terminei as linhas, peguei uma maquina com 9 magnum (9MG), um pouco lenta mas forte, para que ficassem essas marcas de agulhas. Lembrando que eu não uso sumie nem diluentes para fazer as sombras e sim a força da mão, tirando o peso da maquina quando eu quero mais suave e forçando um pouco mais quando eu quero escurecer mas sempre com o preto puro. Acabamos por ai e fizemos uma segunda sessão depois de um mês.



Depois de um mês, voltamos a mexer na tatuagem para colocar as cores.
Eu queria combinar algumas cores por exemplo, eu queria a caveira puxando para o amarelo e suas cores vizinhas como o laranja e vermelhos. Como usei essas cores na caveira, usei suas opostas para poder pintar as folhas de louro assim como os adornos abaixo da caveira. Assim o contraste por cores fica mais harmônico. O violeta dentro dos olhos, boca e nariz foi por causa do oposto amarelo, o fundo vermelho por causa da sua oposta verde e assim eu vou combinando a partir da base que foi o crânio com amarelos, laranjas e vermelhos.  A Maquina cinza por ser uma cor neutra, não vai brigar com as outras cores e um toque de azul como luz indireta na mandíbula. Assim eu vou pensando quando começo a fazer as cores, em harmonia, cores opostas e complementares... Tudo se encaixa quando você brinca com essas regras.





Depois de um mês de cicatrizado, taí o resultado. Cores chapadas, fortes... bem sólidas. Esse é o meu jeito de trabalhar mas sei que ainda tenho muito o que aprender. Como eu sempre falo nos meus workshops, façam da maneira  mais simples pra começar... Se preocupem com o desenho, o que ele quer passar, façam um bom decalque, preocupem-se com o resultado do decalque porque ele é o início de tudo. Façam uma boa linha,  preocupando com seu peso externamente e internamente. Façam sombras solidas, sem água, sem diluentes (para esse tipo de trabalho, claro). E cores solidas também, que preencha tudo de maneira por igual sem pressa, pigmentando com paciência.







Espero que tenham gostado... estou lendo todas as mensagens e tendo mais ideias para novos posts... continuem me ajudando dando ideias, perguntando porque assim eu sei o que postar novamente.
Evoluir pessoa! 1%por dia mas todos os dias!!!!






DON RODRIGUES TATTOO (11) 3051.3806
LADO B ESTUDIO (ESCOLA PARA TATUADORES) (11) 3476.1259














10 comentários:

Flavio Lima disse...

Beleza de post, André! Você usa diluentes para fazer trabalhos em preto e cinza? Recomenda alguns?

Anônimo disse...

boa noite andre, sou iniciante e admirador do seu trabalho, inclusive do seu processo de realização, desde a criação ate a finalização. e com isso gostaria que vc fizesse um post dizendo quais os seus materiais e como vc trabalha com eles, e o qual eles podem ser acessíveis, como vc relatou sobre a termo copiadora. obrigado pela ajuda

ass. Aydon

sarah disse...

andré, seus desenhos servem de referencia, estilo e execução fantasticos!! esses dias tive uma dúvida, como se faz a sombra de old school? essa que deixa a marca de uns pontinhos, é só com agulha de traço mesmo? é melhor usar a maquina mais rápida ou mais lenta? procurei muito na internet, mas só encontro conteúdos superficiais sobre old...

ANDRE RODRIGUES disse...

Olá, Flavio! Tudo bem?! Para fazer os trabalhos preto e cinza eu uso apenas agua destilada mesmo! Apesar de ja ter usado vodka, listerine, agua de rosa entre outros e todos terem ótimos resultados. Mas hj em dia apenas agua destilada mesmo mas pq eu qse não faço preto e cinza. Abraz!

Ola, Aydon! Tdo bem!? Vou criar um post sobre isso sim... pode deixar q eu vou preparar algo! Grande abraz!


Olá, Sarah...tdo bem?! Esse tipo de sombra é bem bacana mesmo! Eu aconselho vc usar uma maquina rotativa com voltagem bem baixa! Tem uma máquina do Luca Mamone que faz essas sombras com essas marcas perfeitamente até pq eu tenho algumas tatuagens em mim feitas por amigos q a usam e as marcas são faceis de conseguir com ela. https://www.facebook.com/106899339411349/photos/a.148374175263865.23299.106899339411349/148374671930482/?type=3&theater
Dá uma olhada nesse link que a maquina é essa!
Abraz!

sarah disse...

Valeu!! :DD

Thais disse...

Olá, André! Admiro muito seu trabalho, sempre passo por aqui para ver os estudos e eles têm me ajudado muito! Você poderia mandar o link da impressora termica, por gentileza? Não consegui abrir pelo post. Obrigada!

Unknown disse...

André, primeiramente parabéns por tudo isso! queria saber se você pode passar fontes falando sobre características de cada estilo de tattoo. mais uma vez obrigado! abraços...

Unknown disse...

Excelente trabalho! Se possivel postar algumas dicas de pinturas para desenhos, pois preciso de uma luz!! Obrigado desde ja, voce vem me ajudando e inpirando muito com esse blog... valeuu!!!

Unknown disse...

Muito bom! Gostaria de ver mais tutoriais sobre realismo!!

Rafael Borges disse...

Cara incrivel . . .
Estou começando agora a tatuar, e no seu blog já aprendi muito !!

Parabéns
e continue sendo esse profissional foda hehe